segunda-feira, 22 de março de 2010

Web Semântica

Outro assunto muito interessante no meio digital é a web semântica. Encontrei na revista Info um artigo que fala sobre esse assunto e lá o autor lança uma pergunta, “Não dá para entender por que a web semântica ainda não se tornou um grande sucesso?” (MORAES, 2009, p. 59)

Eu respondo, que o maior problema é a falta dos bibliotecários nesta área, pois eles falam em semântica, ontologia, linguagem de indexação, tesauros, etc. Sabem muito bem trabalhar com essa ferramenta. Cabe nós buscarmos esse campo, pois não podemos esperar dos cursos de graduação, onde estes são muito técnicos ainda.

Um site brasileiro que achei muito interessante e fiquei surpreso, desenvolvido por uma equipe do Senado Federal, o LeXML. Usa padrões da web semântica, onde, pesquisa leis, projetos e jurisprudência com base em relações semânticas.

Fonte Consultada: MORAES, Maurício. A web do futuro é semântica? Info Exame. São Paulo: Abril. n. 280, jun. 2009.
---------------------------------------------------------------------------
Tim Berners-Lee, considerado o "pai" da web, comenta quais são os príncipios da "Web Semântica", chamada por alguns analistas de Web 3.0 prevista para estar em prática a partir de 2010.

Dá para escapar da overdose de informação?


No meu primeiro post, descrevo uma realidade que muitos devem ter percebido ou não. A quantidade de informação que recebemos de todos os tipos e que nem sempre conseguimos ver tudo. Penso as vezes que devo estar perdendo coisas legais, mas por falta de tempo não consigo ver. No Twitter, no Facebook, no Orkut, e-mail, e muito mais. Muitos eu escuto dizer que sentem falta do tempo que não tinha celular e só sabia das notícias por jornais, rádio e TV. E realmente, poucos anos atrás o acesso a informação era restrito e demorado. Onde, jornais e revistas internacionais demoravam a chegar ou nem chegavam, tornando a informação meio que regionalizada.

Atualmente, com tantos avanços, a sociedade gera tantos dados digitais, como: notícias, músicas, games, arquivos, mapas, mensagens instantâneas e muito mais; que deve ser maior que quatro vezes o volume criado há poucos anos atrás. Ai eu pergunto: Como não ficar “AGITADO” com tudo isso?