terça-feira, 27 de abril de 2010

Jornais Eletrônicos


Os Jornais Eletrônicos estão cada vez mais influentes na vida das pessoas. Tenho observado que muito do que se publica em papel (jornal convencional) está em meio digital (sites dos jornais), onde utilizo dos sites para “pegar” as notícias vinculadas a certos assuntos e que para divulgar não preciso mais do que copiar, colar, formatar e enviar para o grupo que necessita daquela informação. Porque uso a divulgação padronizada conforme a instituição, mas poderia colocar somente o link sem qualquer mão de obra. Dessa forma, facilita e muito o trabalho do Bibliotecário na rapidez e atualidade com que a informação pode ser repassada para os usuários, via email, intranet, e outras ferramentas disponíveis atualmente. Essa tendência futura de os jornais serem eletrônicos, ajudariam na economia do papel e no mais importante, a facilidade do acesso, atualidade e rapidez com que as notícias seriam colocadas para qualquer e onde estiver leitores de todo mundo. Pois, muitos não têm mais o tempo que se vê na TV e no cinema, que o pai e raramente a mãe, sentavam-se na mesa do café da manhã para ler seu jornal tranquilamente. No Brasil, hoje, encontra-se vários jornais eletrônicos de influência, como O Globo, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Zero Hora; que surgiram em uma época em que nem se conhecia telefone.

Vídeos Educativos



Os Bancos ou Repositórios de vídeos são importantes fontes de pesquisas e ferramentas de captura, organização e recuperação de vídeos. Com o aumento significativo dos curso em EAD em todo o mundo, várias instituições disponibilizam de forma paga ou não vídeos educativo. Muitos profissionais da educação utilizam essas ferramentas para acrescentar na disciplina facilitando o acesso dos alunos tanto na escola, universidade, como na sua própria casa ou trabalho.
Dois bancos de vídeos que são muito importantes na atualidade, Youtube Edu e Academic earth, tem se tornado cada vez mais significativos na sua qualidade porque muito profissionais estão aderindo essa nova fonte, claro que sempre com olhar crítico. Ambos são muito novos Youtube 2006 e Academic earth 2009 porem apresentam em crescimento acelerado material de diversas áreas do conhecimento com ajuda de universidades de todo o mundo, facilitando o acesso a todos as pessoas que buscam algum tipo de informação.

Imagem Fotográfica


Observamos a cada dia um número cada vez maior de imagens disponíveis na web. Talvez uma das grandes facilidades desse acontecimento se tem através de programas como: picasa, flicker, facebook, orkut, twitter, google imagens. Pois, as máquinas fotográficas digitais hoje estão cada vez mais baratas e acessíveis a todo tipo de público, assim, ajudando no aumento significativo de imagens (fotografias) disponíveis em meio virtual. Nota-se que a impressão de fotografias em papel diminui cada ano que passa, porque o mercado tem proporcionado HDs mais potentes e com maior armazenamento de imagens em um só local, não necessitanto de vários CDRoms ou backups para armazenagem. Li um artigo em uma revista que um estudioso colocava para os leitores que o maior problema hoje não é a memória e sim o esquecimento. Quando o avanço das novas tecnologias vem proporsionando essa facilidade, o ser humano está registrando tudo que se passa ao seu redor somando o todo do mundo, dessa forma registrando a história da humanidade. Porem, há muita coisa que são esquecidas e que nós não registramos. As imagens são de alguma forma um grande contribuinte para essa memória da humanidade, registrada em uma cena que pode ser vista de várias formas tanto pelo fotógrafo quando para a pessoa que a vê em formato papel ou digital.