segunda-feira, 21 de junho de 2010

Mídias digitais, busca e recuperação da informação

É possível convergir todos esses elementos informacionais, distribuídos nas diferentes mídias estudadas, para sistematizar a busca e a recuperação da informação de maneira mais ágil e mais eficiente?

Quando me deparei com essa pergunta, fiquei pensando na quantidade de informação que é gerada a cada segundo; na agilidade e olhar crítico que se tem que ter para se conseguir informações úteis nesse todo; e se é possível, hoje, alguém desenvolver algo que procure dar confiabilidade no que se está adquirindo como informação na internet.
Respondo a pergunta com um sim. O profissional da informação tem condições de selecionar essas informações geradas através de fontes confiáveis. Nesse caso, mais fácil em uma atuação mais especializada, do que geral, porque se tornaria mais superficial a busca e recuperação da informação. As mídias digitais como, cita Pernisa Jr. (2002), deve apresentar

"Uma boa estrutura de navegação, que pode levar o usuário a um ponto, mas também pode dar outras alternativas interessantes para que ele possa fazer novas incursões no território, explorando áreas
desconhecidas e, talvez, percebendo coisas diferentes e tendo acesso a novos conhecimentos.”

Cito essa frase porque entendo que o profissional da informação, no uso dessas ferramentas web, proporciona ao usuário uma rede de informação através das mídias digitais. Dessa forma, possibilita que o usuário construa seu conhecimento através das interconexões de informação na rede. Essas interconexões facilitam que o usuário troque mensagens, informações, além de um ponto específico que o profissional lhe mostrou. No livro A Calda Longa de Chris Anderson, é descrito essa realidade, onde, na internet nenhuma informação será perdida, porque por mais que algo não esteja na “moda” ou não se tornou interessante, alguém um dia vai acessá-lo, lê-lo, enfim vai encontrar aquela informação esquecida. Cabe o profissional, usar dessas fontes que ele conhece e confia, para construir uma rede de informações com outros meios que ele achar interessante para a sua área ou pesquisa.
Vídeo comercial do A Calda Longa, mas que mostra como funciona a rede e seus dados.

http://www.youtube.com/watch?v=jnABx_iHvs4

Fontes Consultadas:

ANDERSON, Chris. A cauda longa: do mercado de massa para o mercado de nicho. São Paulo: Elsevier, 2006.

PERNISA Jr. Carlos. Mídia Digital. Juiz de Fora: Facom/UFJF, 2002. Disponível em: http://www.facom.ufjf.br/lumina/R8-Junito%20HP.pdf Acesso em: 21 jun. 2010.

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