Essas mudanças oriundas das TICs usadas nos museus, facilitaram o trabalho do gestor na divulgação dos conteúdos culturais e pedagógicos. A internet se tornou um grande disseminador de conhecimento, democratização ao acesso a informação e facilitandora da comunicação entre pessoas de todo o mundo. Dessa forma, universalizando as culturas e quebrando qualquer barreira geográfica.
Ao perceber isso, várias instituições museológicas voltaram-se ao uso da internet para divulgar a informação e o material que elas possuem, em diferentes suportes, como: texto, áudio, vídeo e imagem. Como também, comunicar e dar conhecimento do museu e sua coleção, sua projeção externa e atrair novos visitantes.
Os museus através da web, mais conhecidos como Webmuseus, são classificados como:
Museu folheto: informações básicas sobre o museu para visitantes potenciais.
Museu de conteúdo: retrato mais detalhado do acervo, convidando o visitante a explorar seu conteúdo.
Museu do aprendizado: Informações apresentadas de maneira orientada - desenvolvido didaticamente, com links para informações adicionais
Museu virtual: modelo totalmente virtualizado, não possuindo acervo físico
Há museus de diferentes tipos e finalidades, no Brasil, atualmente, existem vários museus como:
MASP - Museu de Arte de São Paulo
MARGS - Museu de Arte do Rio Grande do Sul
CARVALHO, Rosane Maria Rocha de. Comunicação e informação de museus na Internet e o visitante virtual.Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio. Disponível em: http://moodleinstitucional.ufrgs.br/mod/resource/view.php?id=67204. Acesso em: 31 maio 2010.
Consulta aos slides disponibilizados pela professora Helen Beatriz Frota Rozados.
OLIVEIRA, José Cláudio. O museu digital: uma metáfora do concreto ao digital. In: Comunicação e Sociedade. v. 12, p.147-161. 2007. Disponível em: http://moodleinstitucional.ufrgs.br/mod/resource/view.php?id=67205. Acesso em: 31 maio 2010.
LOUREIRO, Maria Lucia de Niemeyer Matheus. Webmuseus de arte: aparatos informacionais no ciberespaço. Ciência da Informação, v. 33, n. 2, p. 97, 2004. Disponível em: http://moodleinstitucional.ufrgs.br/mod/resource/view.php?id=67206. Acesso em: 31 maio 2010.
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