segunda-feira, 17 de maio de 2010

Jornais Digitais Brasileiros
















O jornalismo on-line nacional conquistou muitos avanços com tentativas de erros e acertos. O primeiro site jornalístico brasileiro foi o Jornal do Brasil, criado em maio de 1995, seguido pela versão eletrônica do jornal O Globo. O diário digital O Globo On-line, atualmente um dos produtos do portal Globo.com, surgiu em 1996 e na época já trabalhava com informações em tempo real por meio da sua agência de notícias. Também surgiu a versão digital do O Estado de São Paulo, na época chamada de NetEstado, era considerada em 1997 um dos sites jornalísticos mais interessantes do País e pioneiro no jornalismo on-line na América latina. Ao passar dos anos com a evolução das tecnologias muito outros jornais aderiram a esse formato como, por exemplo: Zero Hora, Correio Brasiliense (Correioweb), Gazeta Mercantil, Valor Econômico, Folha de São Paulo (Folha on-line), e muito outros jornais de menor porte nacional e regional que ajudam a disseminar a informação via a internet. Com o surgimento dos Tablets Kindly (Amazon) e Ipad (Apple) os jornais terão que se adaptar a esses novos formatos e mecanismos de acessibilidade da informação, já que muitos o utilizam para e-books. O profissional da informação deverá se “modernizar” e aprender a utilizar os e-books no fomento do conhecimento.
Nota-se a mudança no mercado jornalístico, refletida na propaganda na campanha publicitária do jornal O Globo. Link do Vídeo abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=I-Z_27CS0tk

Fonte Consultada:

FERRARI, Pollyana. Jornalismo digital. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2004. Disponível em: http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=2YR6u-zM-kYC&oi=fnd&pg=PA5&dq=jornais+digitais+do+brasil&ots=ohRQtVgOFb&sig=g_w0p82--HR3THoLNEIF3sWJdTY#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 17 maio 2010.
Slides da Aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário